As obras da nova ponte sobre o Rio das Antas, ligando Nova Roma do Sul a Farroupilha, estão prestes a ser iniciadas, marcando um importante passo para a região. A nova estrutura, com 180 metros de comprimento, substituirá a antiga ponte destruída pelas chuvas em setembro de 2023.

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt), planeja iniciar as obras ao longo deste ano. Técnicos do Daer estão finalizando o anteprojeto da nova ponte, que será concluído em fevereiro. Em março, o documento será encaminhado à Central de Licitações do Estado (Celic), marcando mais um avanço no processo de construção.

O governador Eduardo Leite destaca a construção da nova ponte como um exemplo de mobilização popular e reforça o comprometimento do Estado em fornecer recursos para a iniciativa. Leite enfatiza a importância da nova estrutura, planejada com uma abordagem mais robusta e atual, em contraste com a ponte centenária que será substituída.

Para obter apoio financeiro do governo estadual, a nova ponte deve estar em conformidade com a legislação vigente. A estrutura será construída ao lado da ponte atual, com capacidade para veículos de até 45 toneladas, duas vias e acostamento em ambas as laterais.

Necessidades logísticas e prazos:
O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, enfatiza que a nova ponte atenderá às necessidades logísticas do município, possibilitando o tráfego de cargas e passageiros que a estrutura atual não comporta. O custo da obra será definido após a reestruturação orçamentária, prevista para fevereiro. O prazo de conclusão será determinado posteriormente, levando em consideração as definições orçamentárias e as normas técnicas vigentes.

A nova ponte ficará na diagonal do Rio das Antas, o que, segundo Faustino, facilitará o acesso de veículos de maior porte à cidade, impulsionando a economia regional e reduzindo os custos de frete. A estrutura anterior, que era perpendicular ao rio, limitava o acesso e a movimentação de carga. A construção da ponte provisória foi viabilizada pela alteração no traçado da rodovia estadual, integrando-a à malha rodoviária municipal, permitindo o tráfego de caminhões pesados em direção à ponte.

(Foto: Adriano Padilha / Grupo RSCOM)

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23 de janeiro de 2024

As obras da nova ponte sobre o Rio das Antas, ligando Nova Roma do Sul a Farroupilha, estão prestes a ser iniciadas, marcando um importante passo para a região. A nova estrutura, com 180 metros de comprimento, substituirá a antiga ponte destruída pelas chuvas em setembro de 2023.

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt), planeja iniciar as obras ao longo deste ano. Técnicos do Daer estão finalizando o anteprojeto da nova ponte, que será concluído em fevereiro. Em março, o documento será encaminhado à Central de Licitações do Estado (Celic), marcando mais um avanço no processo de construção.

O governador Eduardo Leite destaca a construção da nova ponte como um exemplo de mobilização popular e reforça o comprometimento do Estado em fornecer recursos para a iniciativa. Leite enfatiza a importância da nova estrutura, planejada com uma abordagem mais robusta e atual, em contraste com a ponte centenária que será substituída.

Para obter apoio financeiro do governo estadual, a nova ponte deve estar em conformidade com a legislação vigente. A estrutura será construída ao lado da ponte atual, com capacidade para veículos de até 45 toneladas, duas vias e acostamento em ambas as laterais.

Necessidades logísticas e prazos:
O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, enfatiza que a nova ponte atenderá às necessidades logísticas do município, possibilitando o tráfego de cargas e passageiros que a estrutura atual não comporta. O custo da obra será definido após a reestruturação orçamentária, prevista para fevereiro. O prazo de conclusão será determinado posteriormente, levando em consideração as definições orçamentárias e as normas técnicas vigentes.

A nova ponte ficará na diagonal do Rio das Antas, o que, segundo Faustino, facilitará o acesso de veículos de maior porte à cidade, impulsionando a economia regional e reduzindo os custos de frete. A estrutura anterior, que era perpendicular ao rio, limitava o acesso e a movimentação de carga. A construção da ponte provisória foi viabilizada pela alteração no traçado da rodovia estadual, integrando-a à malha rodoviária municipal, permitindo o tráfego de caminhões pesados em direção à ponte.

(Foto: Adriano Padilha / Grupo RSCOM)

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